A montagem do Espaço Sagrado requer dedicação, conhecimento e devoção aos Deuses e à Grande Mãe.
![]() |
Foto do Google |
Tratado sempre com respeito, o altar carrega, não somente a nossa ligação com os deuses e elementos da natureza, como também representa a nossa essência. Para os que ainda não estão familiarizados com este espaço de culto, vale ressaltar que ele não é a morada dos Deuses e Divindades, mas um meio de comunicação com Eles. Cada item nele disposto possui um significado e uma conexão com determinado elemento.
O Espaço Sagrado pode ser feito em qualquer ambiente, ficando permanentemente montado, ou então sendo refeito a cada ritual religioso. Seja numa mesa de canto ou em uma gaveta do guarda-roupa, o lugar não precisa ser arrumado com extremo luxo ou grandiosidade. Na maioria das vezes, as coisas mais simples são as que carregam o mais alto valor espiritual.
Como montar
O altar wiccaniano sempre fica voltado para o norte que, além de ser o eixo magnético da terra, está ligado à energia feminina e à Grande Mãe. É interessante observar que sobre ele ficam os objetos relacionados aos elementos da natureza, sendo assim, ligá-lo ao norte significa também conectar os demais elementos àquilo que os sustenta, a Terra.
Cada ponta do altar está ligada a um elemento e a um ponto cardeal. O norte representa a terra, o leste se relaciona com o ar, o sul corresponde ao fogo e o oeste simboliza a água. O pentáculo fica ao norte, o athame é posicionado ao leste, o bastão ao sul e o cálice é colocado a oeste. Cada objeto representando um elemento respectivamente. O caldeirão geralmente fica no centro, como o quinto elemento (ou quintessência sagrada) e o próprio ventre da Deusa.
Além de estatuetas, a Deusa e o Deus também são representados por velas, geralmente pretas, para a Senhora, e brancas, para o Senhor. Entre elas, muitos wiccanianos também utilizam uma vela vermelha para representar a própria Arte. Entretanto, de nada vale toda essa organização se não houver um real sentido e sentimento. Tudo o que for utilizado no Espaço Sagrado deve ter um propósito e um significado, pois ele também possui a sua essência e deve estar em total equilíbrio com o seu ser.
Representações:
1- Vela preta: A Deusa.
2- Vela vermelha: A Arte.
3- Vela Branca: O Deus.
4- Cálice: Elemento Água.
5- Estatueta da Deusa.
6- Pentáculo: Elemento Terra.
7- Estatueta do Deus.
8- Athame: Elemento Ar.
9- Caldeirão: O quinto elemento, o ventre da Grande Mãe.
10- Bastão: Elemento Fogo.
Obs.: Podemos acrescentar ou substituir os objetos, basta manter o mesmo significado e ordem.
texto: Raquel Durães / ilustração: Wagner Quintão / foto: Januária Vargas